quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Anexos Embrionários


Os anexos embrionários são estruturas ligadas ao embrião de répteis, aves e mamiferos, relacionados com a adaptação desses vertebrados ao ambiente terrestre.


Principais anexos embrinonários:


  • Saco Vitelínico: Todos os vertebrados. Formado pela esplancnopleura. Possui a função de vitelo (nutrição) e formação das primeiras células sanguíneas nos mamíferos.

  • Âmnio: em répteis, aves e mamíferos. Formado pela esplancnopleura. Possui a função de hidratação e proteção mecânica. Em mamíferos, orienta a formação dos vasos umbilicais.

  • Alantóide: em répteis, aves e mamíferos. Formado pela esplancnopleura. Função de excreção e respiração. Em mamíferos, orienta a formação dos vasos umbilicais.

  • Placenta: em mamíferos eutérios. Formado pelas vilosidades coriônicas. Realiza as trocas com o embrião através do cordaõa umbilical, dotado de uma veia e duas artérias.

  • Cório: Membrana de natureza celular. Envolvendo o embrião e o saco vitelino, protegendo-os.


Reprodução: Formação de Gametas e fecundação

A reprodução sexuada envolve a união do espermatozóide com o óvulo, ambos haplóides, o que torna possível a mistura dos caracteres genéticos das populações de uma espécie, porém alguns animais também são capazes de reproduzir-se de forma assexuada produzindo nos indivíduos a partir de fragmentos ou divisões do corpo do progenitor.
A fecundação compreende todos os eventos desde a penetração da membrana do óvulo pelo acrosoma do espermatózoide até a união dos cromosomas do espermatozóide e do óvulo em um só núcleo, restaurando o número diplóide de cromosomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário